Foto: Joyce Noronha (Diário)
Em período de volta às aulas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de faculdades e colégios, a sede da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) costuma ficar movimentada, seja pelos usuários do transporte que solicitam a carteira de estudante, ou pelos que vão recarregar o cartão. Ontem, o aluno da Engenharia Florestal Matheus Nogueira conta que ficou cerca de 8 minutos na fila para colocar crédito no cartão, mas diz que se existisse um sistema online de recarga, com compra de passagens pela internet, com certeza usaria.
Inflação em Santa Maria acumula alta de 1,34% em janeiro e fevereiro
O diretor de Assuntos de Comunicação da ATU, Edmilson Gabardo, diz que essa ferramenta é um desejo da associação, que está em tratativas com a prefeitura. Porém, revela que não há prazo para que o sistema de recarga online entre em vigor.
- Demanda verba para criar esse sistema e temos uma licitação à frente. Vamos aguardar para ver o que vai ficar definido pela prefeitura - diz o representante da ATU.
Gabardo comenta que esse serviço vai cobrar uma taxa dos usuários, por recarga, e exemplifica que o sistema deverá funcionar como são as vendas de passagens interestaduais por sites - que também cobram uma tarifa de serviço. Contudo, ele não informa de quanto deve ser a taxa.
EM ANÁLISE
A Superintendência de Comunicação da prefeitura confirma que o assunto está em tratativas, mas destaca que o Executivo avalia se vai exigir a implementação das recargas online direto do Consórcio do Sistema Integrado Municipal (SIM), ou se vai acrescentar na licitação do transporte público, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano.
VÍDEO: empresa de Santa Maria imprime currículos de graça para ajudar quem está desempregado
Em nota, o Executivo salienta que "todos os estudos para que sejam alcançadas diferentes melhorias para todo o sistema de modo geral estarão contemplados no momento da confecção do edital de licitação. A prefeitura está sempre atenta aos problemas enfrentados pelo usuário e, na medida do possível, o governo municipal executará ou cobrará de quem tem de fazer".
Por enquanto, as recargas do cartão de passagem do transporte coletivo são realizadas na sede da ATU (Avenida Rio Branco, 419, Centro) ou na filial da UFSM (fica no centro comercial anexo ao posto de combustível, próximo à entrada principal da universidade). No Centro, o atendimento é das 8h30min às 16h, e no campus, das 9h às 15h30min, de segunda a sexta-feira.